Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Maricá
O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis PDF Imprimir E-mail
Escrito por Zenóbio Alves   
Qui, 17 de Dezembro de 2015 18:26

 

 Em 1223, São Francisco de Assis criou em Greccio, na Itália, o primeiro presépio da história. Foi um presépio vivo, com moradores da pequena localidade representando o Menino Jesus na manjedoura, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, os pastores e os anjos. Os animais também eram reais: o boi, o burrico, as ovelhas…
Não demorou para que a piedosa iniciativa se espalhasse, transformando-se em costume natalino e dando origem aos presépios esculpidos, que se popularizaram nas igrejas por volta do século XVI por obra dos padres jesuítas.

Tradições


 Quando se monta o presépio, é costume deixar a manjedoura vazia até a noite de 24 de dezembro. Simbolizando a Natividade do Filho de Deus, a imagem do Menino Jesus é finalmente ali colocada na noite de Natal.
Também tradicional é pôr uma estrela no topo do presépio, em lembrança daquela que guiou os três reis do Oriente até Belém para venerarem o Salvador: Gaspar, Melchior e Balthazar. Os três reis magos representam todos os povos da terra e são figurados com suas exóticas montarias: camelos ou mesmo elefantes. famílias que os posicionam inicialmente longe da gruta e os vão aproximando mais a cada dia, até fazê-los chegar junto ao Menino na festa da Epifania, em 6 de janeiro.
Por fim, a presença dos anjos no presépio evoca o cântico “Glória a Deus nos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade”, mencionado nas Escrituras.

Leia mais...
 
Abertura do Jubileu da Misericórdia na Arquidiocese de Niterói PDF Imprimir E-mail
Escrito por Zenóbio Alves   


O Jubileu da Misericórdia terá início no dia 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

A abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas Catedrais do Mundo será feita alguns dias depois, em 13 de dezembro a abertura da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, ocorrerá no primeiro dia do ano de 2016, único evento previsto para o mês de janeiro.
Em novembro de 2016, no dia 13, haverá o fechamento da Porta Santa nas Basílicas de Roma e nas Dioceses. E no dia 20, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro e o final do Jubileu da Misericórdia.

A Carta, publicada pelo Papa Francisco, no dia 1º de setembro, endereçada ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, concede a indulgência, por ocasião do jubileu extraordinário da misericórdia, aos fiéis peregrinos que visitarem a Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas igrejas estabelecidas pelos Bispos diocesanos, e nas quatro Basílicas Papais em Roma, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. Igualmente, pode-se obter a indulgência, nos Santuários em que se abrir a Porta da Misericórdia e nas igrejas que, tradicionalmente, são identificadas como Jubilares.

O Santo Padre decide também, para o Ano Jubilar, conceder a todos os sacerdotes a faculdade de absolver do pecado do aborto aqueles que o cometeram e, arrependidos de coração, pedirem perdão.


Cartaz - Ano da Misericordia

    O Jubileu na Arquidiocese de Niterói

A abertura da porta da Catedral de São João Batista, ocorrerá no dia 19 de dezembro. Neste dia haverá uma programação especial, com início às 9h. Confira a programação:

19 de dezembro
Arquidiocese de Niterói
9hAdoração ao Santíssimo

14hConcentração

15hTerço da Misericórdia

15h30Pregação

15h50Preparação para a Santa Missa

16h – Santa Missa e abertura da Porta da Misericórdia

17h30 – Show e pregação

Confissões ao longo do dia

Leia mais...
 
30 anos de vida sacerdotal PDF Imprimir E-mail
Escrito por Zenóbio Alves   

 Nosso querido pároco Padre Ademar Ermelindo Pimenta, neste dia 15 de novembro, fará 30 anos de vida sacerdotal, sua contribuição à Arquidiocese de Niterói ao longo desses anos não foi essencial para o crescimento de muitos mais também pela salvação de tantos. E não somente quem se esvazia de si mesmo numa entrega total a Deus é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai sabe fazer. Sabemos que a missão do sacerdote é árdua, mas sabemos também que a alegria do servir é maior do que todos os desafios! Por isso, nossos sinceros votos de felicitações pelo seu dia, Padre Ademar Ermelindo Pimenta!



  "Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que Eu vos tenho ensinado." (Mt 28, 19-20)

 
Festa de Nossa Senhora do Amparo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   

No último dia 6 começou a Novena em Honra à Nossa Senhora do Amparo, Padroeira de Maricá.


Em todos os dias estão funcionando no Pátio da nossa Paróquia barracas com doces e salgados, também o Bazar com artigos Religiosos e o Brechó de Nossa Senhora do Amparo.


Esperamos por todos vocês nos Festejos em Honra a Mãe de Jesus!
 

 

 
Arquidiocese de Niterói presente no Mutirão de Comunicação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Deolinda Santos   

 

Na quarta-feira, 15 de julho, com aproximadamente 500 inscritos, o 9° Muticom teve seu tão aguardado início. Desta vez, Vitória está sediando o evento realizado pela sub-regional Espírito Santo da Regional Leste 2. O tema do Muticom 2015 é Ética nas Comunicações.

A Palestra de Abertura ficou a cargo do Padre Gildásio Mendes, uma palestra interativa, em que  toda plateia interagiu de forma positiva. Um dos pontos da Palestra foi a analogia da Ética, na Comunicação, com o Evangelho de Lucas 5, 1-11, na qual afirmou que o código da Ética está no Sermão das Bem-Aventuranças. Nesta palestra, Padre Gilldásio afirmou que somos viajantes em saída; a Igreja tem um novo olhar para os viajantes virtuais e  a Cruz é o seu maior símbolo de comunicação, não havendo necessidade de falar nenhuma palavra, porque o Crucificado expressa toda mensagem necessária a todos.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes Dom Darci Nicioli, Presidente da Comissão Episcopal da Comunicação, o Arcebispo de Vitória,  Dom Luiz Mancilha Vilela, ss.cc e demais autoridades.

Na quinta-feira, 16 de julho,  a manhã foi iniciada com a Santa Missa, presidida por Dom Darci Nicioli. Em sua homilia, falou sobre Nossa Senhora do Carmo, e também sobre o Monte Carmelo, onde  Elias derrotou os profetas de Baal, mostrando  ao povo de Israel que o nosso Deus é o Deus verdadeiro.

Na ocasião, Dom Darci agradeceu ao Arcebispo de Vitória, a seu Bispo auxiliar e a toda Província Eclesiástica de Vitória. Também apresentou os Bispos que o auxiliarão na Comissão Episcopal da Comunicação, Dom Devair de Araújo Fonseca e Dom Teodoro Mendes Tavares; os novos assessores, Padre Rafael Vieira da Silva (Redentorista) e Padre Antônio Xavier Batista (Canção Nova). Agradeceu ao Padre Clóvis de Andrade de Melo, que se achava presente, e a Irmã Elide Maria Fogolari, pelo árduo trabalho à frente da Comunicação.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 98